Todos de pé para Perry Cook por Leslie Connor (resenha de 07/03/2007)

Eu ainda não conhecia a editora portanto fiquei encantada quando recebi esse livro maravilhoso da Harper Collins e estava louca para falar sobre ele, procurando um tempinho nessa vida corrida de trabalho/casa etc.

Pois bem, pela sinopse eu já sabia mais ou menos o que esperar: uma história forte. E quem me conhece sabe que eu sou a louca das histórias fortes que deixam sem ar e te fazem refletir pelo menos um pouco sobre a vida e a sociedade em que vivemos.

O livro conta a história de Perry Cook (obviamente), um garoto de 11 anos que nasceu e viveu a sua primeira infância em uma prisão com a sua mãe. Quando li isso, fiquei pensando: “Tá, mas como?”

É que o Instituto Penal Misto Blue River que fica em Surprise, Nebraska, não é uma penitenciária comum. Blue River é uma penitenciária de segurança mínima com taxa de reincidência de ZERO POR CENTO. Pois bem, Perry vivia com a sua mãe, Jéssica, que já havia cumprido 12 anos de uma pena de 15 por homicídio culposo e aguardava ansiosamente por sua audiência de condicional, momento em que poderia finalmente ter uma vida de verdade com seu filho.

Ele frequentava a escola do fundamental II na vizinhança e além da sua “família” em Blue River, tinha amigos “do lado de fora”, dentre eles sua melhor amiga Zoey Samuels, que sempre o ajudava em tudo.

A vida entre Blue River e “do lado de fora” ia muito bem até que um promotor de justiça descobre a situação do garoto. Decide então separá-los pois para ele, uma penitenciária, mesmo que de segurança mínima, não era lugar de criança e que se Jéssica teve o benefício de criar o filho durante esse período, não teria então cumprido a pena total de fato.

Após o choque de ter a condicional de Jéssica negada e tendo que sair definitivamente do lado do que ele tinha mais próximo de uma família, Perry decide tentar mudar o seu destino começando por ouvir com mais detalhes a histórias dos residentes, incluindo a de sua mãe.

Será mesmo que essas pessoas cometeram crimes tão graves a ponto de terem que permanecer em regime fechado por tanto tempo? E a justiça, ela funciona mesmo?

Esses são alguns pontos tocados pelo livro e o que tornam essa história tão boa.

Histórias assim acontecem todos os dias e ler esse livro me fez pensar em muita coisa que não refletimos no nosso dia – a – dia.

Não vou contar mais porque vai ser spoiler mas posso dizer que o final me surpreendeu e que é um livro incrível.

Recomendo: Com certeza.

Tipo de leitura: Facinha, li em 5 dias (demorei bastante por causa do trabalho inclusive)

Páginas: 286 só galera.

Edição: amei a edição, de verdade. a lombada do livro principalmente, é a coisa mais linda. Ele é desse ano (2017) e já está disponível nas livrarias para compra. Na Saraiva ele está saindo por R$34,90 apenas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s